Porto de Luanda: saiba como funciona | Alegro Blog
Viagem
09 Apr 2021
Alegro
1325 Visualizações

Porto de Luanda: saiba como funciona

O Porto de Luanda é um dos mais importantes portos de Angola. Ele constitui a principal porta de entrada para a importação no país, além de ser a principal também quando o assunto é exportação.

Por isso, conhecer o porto de Luanda permite para saber também como funciona a logística em Angola. Isto é interessante especialmente se você estiver buscando uma vaga por lá ou viajando a trabalho. Você já sabe tudo sobre o porto? Se não sabe, acompanhe!

Os complexos portuários de Angola

Antes de qualquer outra coisa, vou começar explicando para você como funciona, de forma resumida, a logística portuária de Angola. Dentro dessa logística, é claro, está inserido o porto de Luanda, sobre o qual falaremos em detalhes mais adiante.

Pois bem, então, saiba que existem 4 portos principais no país, além deste sobre o qual estamos falando hoje. Eles são os seguintes:

  • Porto de Lobito: localizado na província de Benguela, ele fica na baía de Lobito, e se encontra próximo à zona comercial da cidade. Ele também está conectado ao Caminho de Ferro de Benguela, uma linha ferroviária responsável por trazer cargas.
  • Porto de Soyo: este outro porto localiza-se na província de Zaire, e está na foz do rio Congo. Aqui, transporta-se principalmente pessoas, alimentos e veículos. Nas proximidades, há também o Porto da Ilha de Cuanda, que escoa manufaturados e petróleo.
  • Porto de Moçâmedes: este é conhecido também como Porto de Namibe, justamente por estar nesta província. Assim como o Porto de Lobito, também está conectado a uma ferrovia – neste caso, o Caminho de Ferro de Moçâmedes. Este porto tem uma história bastante rica, tendo surgido no século XV por pescadores. Por ele, também, ocorreu tráfico de escravos no século XVII.
  • Porto de Cabinda: o Porto de Cabinda fica na província de mesmo nome. Conectados a ele, há ainda o Porto Pesqueiro de Cabinda, o Porto de Caio, o Porto de Malongo e o Porto de Fútila.

Veja, portanto, que todos estes complexos estão entre os mais importantes de Angola por seu papel econômico e logístico. Para complementar, então, resta falar sobre o da capital. Portanto, o que faremos na próxima seção é abordar o Porto de Luanda.

Informações sobre o porto de Luanda

Como você já deve ter notado, a primeira informação básica sobre o Porto de Luanda é que ele fica localizado na capital do país, na costa ocidental do continente africano. Mais especificamente, ele fica próximo do centro da cidade e do distrito de Ingombota.

Com relação aos aspectos geográficos, ele está na baía de Luanda, local de fundação da cidade no século XVI. Nas proximidades, há a Ilha de Luanda, que separa a baía do Oceano Atlântico.

Já, sobre os aspectos mais técnicos, tanto as correntes quanto os ventos são fracos no local, que também tem uma agitação marítima em nível regular, normalmente de baixa altura. Aliás, a existência da Ilha ajuda neste sentido, oferecendo uma proteção contra correntes e ondulações mais fortes.

Dessa forma, o porto de Luanda tem ótimas condições para a navegação, para a manobra e para a acostagem de navios. A respeito da entrada do porto, possui aproximadamente uma largura de cerca de 1,5 milhas.

Logística e produção do porto

Para levar cargas ao porto de Luanda, há dois caminhos principais. Um deles, é por meio do Caminho de Ferro de Luanda, ferrovia que vem desde a província de Malanje com cargas. O outro, é pela rodovia EN-100.

Há de se destacar, ainda, a produção geral do porto. Em tempos normais, sem pandemia, chega a atingir aproximadamente 4 milhões de toneladas, como foi em 2019. Durante a pandemia, como em todo mundo, houve uma queda nesta produção (cerca de 14%).

Agora você tirou todas as suas dúvidas sobre o porto de Luanda? Ficou com alguma questão? Então deixe nos comentários!