Como é a vida em Angola: história, imigração e clima | Alegro Blog
Viagem
01 Jun 2021
Alegro
775 Visualizações

Como é a vida em Angola: história, imigração e clima

É normal (e até aconselhável) que os viajantes tentem entender um pouco mais sobre a história, a cultura e as tradições do país que estão indo visitar. Por isso, conhecer como é a vida em Angola antes de ir para o país pode ajudá-lo a compreender como funcionam as coisas no país e como agem as pessoas.

Então, algumas informações básicas podem ajudá-lo até mesmo a se conectar melhor com o povo e com as atrações locais. Ou seja, saber como é a vida em Angola pode tornar sua viagem melhor. Portanto, leia para aprender mais!

História de Angola

Para começar esta publicação sobre a vida em Angola, vamos falar inicialmente sobre a história do país. E, neste caso, vamos muito além da colonização portuguesa, que começou no século XVI.

Pois saiba que em Angola são encontradas ferramentas e inscrições que datam da época do Paleolítico, como no deserto do Namibe, onde há gravuras rupestres. Elas são relacionadas a povos que faziam parte do povo Bantu.

Aliás, o território que hoje Angola ocupa fez parte da expansão Bantu, que se fixaram em especial ao longo do Rio Congo. Além disso, porém, outros povos também já habitaram o local, como os nganguela, os xindonga e os ovambo, entre outros.

Avançando no tempo, no século XVI os portugueses fundaram o espaço onde hoje em dia fica a capital de Angola, Luanda. A partir disso, iniciou-se uma história de conflitos com os povos locais, especialmente com o interesse português nos recursos naturais.

Além deste fato, os portugueses também tornaram Angola como um mercado que levava escravos ao Brasil. Inclusive, somente após a independência do Brasil, em 1822, e as leis que diminuíam a realidade do trabalho escravo é que Portugal passou a ocupar mais o espaço angolano.

Esta ocupação de espaços ocorreu para evitar que outras potências europeias tomassem o território. Cabe lembrar que, neste período, potências invadiam a África, como a Inglaterra, a França e a Alemanha.

O término da colonização portuguesa e a independência de Angola veio, também, com um histórico de luta. Isto porque houve uma guerra civil, também influenciada pela Guerra Fria, e que acabou somente com o fim dela. Com relação à independência, ocorreu definitivamente em 11 de novembro de 1975.

A vida em Angola para brasileiros

Se você quer sair do Brasil para começar a sua vida em Angola, certamente não será o primeiro a fazer isso. Hoje em dia, existem dezenas de milhares de cidadãos do Brasil que vivem no país africano.

Por certo, isto está relacionado a uma série de questões culturais. Para começar, ambos os países falam a mesma língua, além de terem passado por um período de colonização pelo mesmo país, Portugal.

Inclusive, os dois estão na chamada Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), criada em 1996 e que mantém laços de cooperação em diversos setores. Aliás, a partir da CPLP aumentou ainda mais a imigração entre ambos.

Atualmente existe, por exemplo, a Associação de Empresas Brasileiras em Angola, que permite maior facilidade para quem quer trabalhar por lá e no comércio entre ambos. De 2002 para cá, aumentou em mais de 70% o número de empresas brasileiras em Angola.

Clima em Angola

Para quem deseja iniciar sua vida em Angola, saiba que o clima não será um problema. De certa forma, ele é bem parecido com o da maior parte do Brasil.

Em geral, há duas grandes estações, sendo uma de chuvas (entre outubro e abril) e outra mais seca (entre maio e agosto). Já a temperatura média fica próxima dos 20º C, com uma pequena variação dependendo de onde você for residir.

Enfim, estas são algumas informações importantes sobre a vida em Angola. Agora você já sabe a história do país, como é o clima e que há oportunidades para brasileiros! Comente com a sua experiência!