O que fazer em Benguela? | Alegro Blog
Angola
07 Nov 2020
Alegro
2707 Visualizações

O que fazer em Benguela?

A província de Benguela é uma região que contrasta fortemente com Luanda, pois é uma localização rural, localizada no oeste de Angola.

E, como a maioria do país, Benguela também está sendo significativamente modernizada.

Em 2009, os moradores compareceram à abertura do Estádio Nacional de Ombaka, que sediou alguns eventos da Copa das Nações Africanas de 2010.

E isso já representa um grande avanço em termos de modernização e turismo para a província.

Além disso, melhorias no transporte estão sendo feitas - como uma nova rodovia na cidade de Benguela, a reforma do aeroporto e a reconstrução da ferrovia de Benguela. Essas melhoras também demonstram os esforços de mudança que caracterizam a cidade.

No entanto, de todas essas obras urbanas, Benguela mantém seu patrimônio natural.

Suas praias, que incluem Baia Azul, Baia Farta e Praia Morena, são encantadoras e atraem turistas do mundo inteiro.

Acompanhe o nosso post sobre o que fazer em Benguela!

Como chegar em Benguela?

Nos últimos anos, como dito, Benguela tem passado por várias melhorias em relação aos transportes que chegam até a província.

Para quem quiser sair de ônibus de Luanda, hoje as estradas são bem melhores e mais acessíveis, além de as paisagens serem lindas. Por isso, é uma viagem que vale a pena ser feita de ônibus.

Benguela conta hoje com dois aeroportos, sendo o Aeroporto 17 de Setembro (recebe pequenos voos domésticos) e o Aeroporto Militar da Catumbela.

Outra alternativa para chegar até a província de Benguela é através do mar, saindo do Porto de Lobito que recebe várias embarcações de cargas e passageiros.

E, claro, ainda existe a possibilidade de alugar um carro em Luanda e dirigir até Benguela. A distância de carro é de aproximadamente 420 quilômetros.

Conheça a Baía Azul

Baía Azul é uma parte selvagem da praia urbana de Morena, localizada no subúrbio de Benguela. Lá é possível encontrar vários hotéis e resorts, alguns deles com preços mais populares.

A praia é caracterizada por uma areia fina e macia. Ao longo do perímetro existem árvores altas, que criam uma boa sombra, onde os turistas descansam do sol escaldante que faz na região.

A oeste de Baia Azul, existem montanhas, falésias e colinas que lembram o Grand Canyon.

A água do mar é quente, azul, e como não há tantas ondas, é um bom destino para idosos, crianças e para quem quiser relaxar e descansar.

A praia pode ser acessada a partir do aeroporto e do hotel de táxi, a pé ou de ônibus da cidade.

Apesar do fato de a África ser um país pobre, o custo de um quarto na região gira em torno de US$ 80.

Na praia, as pessoas jogam vôlei, futebol, curtem o sol, fazem castelos de areia, caminham ao longo da costa, além dos que gostam de praticar surf, windsurf e outros esportes aquáticos, embora não seja a melhor praia para surfar.

Praia da Caota

A Praia da Caota é uma das praias mais visitadas da região e fica a apenas 10 quilômetros do centro de Benguela.

A praia tem uma combinação perfeita de rochas e águas cristalinas, o que a torna propícia para quem quer tomar um banho e fazer mergulho sem se preocupar com ondas fortes.

Bem próximo à Praia de Caota, você também poderá conhecer a Praia da Caotinha, com apenas 100 metros de extensão e águas extremamente limpas e cristalinas.

De lá você poderá ver de perto a fauna e flora marítimas em uma experiência inesquecível de mergulho!

Igreja Nossa Senhora do Pópulo

Essa igreja foi construída em meados de 1700, e hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ela foi construída ao estilo barroco, e é considerada um monumento nacional de Benguela.

Ponta do Sombreiro

A Ponta do Sombreiro também é um ponto turístico interessante de Benguela, e recebeu esse nome porque fica localizada em uma grande rocha de formato circular, parecendo um sombreiro mexicano.

Esse ponto tem aproximadamente 130 metros de altura e oferece uma vista incrível para o mar. Por isso, acabou se tornando um dos pontos mais procurados pelos turistas em Benguela.

Para chegar lá, o acesso se dá através da estrada da Caota.

Reserva Parcial do Búfalo

Essa reserva foi criada no ano de 1974, e fica a aproximadamente 30 quilômetros de carro de Benguela.

A reserva tem mais de 400 quilômetros quadrados e o seu ponto mais alto chega a 1210 metros acima do nível do mar.

Nessa reserva, vários animais e plantas exóticas da África são preservados, além de várias formações rochosas que datam de centenas de milhares de anos.

Vários animais são protegidos na reserva, como leões, hipopótamos e babuínos, sendo que o búfalo-negro é a atração principal da reserva, justamente por estar correndo risco de extinção devido à caça ilegal.

Se você quiser visitar a reserva, o mês de julho é sempre o mais frio na região, sendo o mês de março um dos mais quentes do ano.

Compras em Benguela

Se você quiser fazer compras na província de Benguela, poderá caminhar até a Praça do Artesanato na Ponta da Restinga e na Praça 27.

Lá você encontrará diversos produtos produzidos na região, como cestos, chinelos, sandálias, chapéus, cintos e artefatos produzidos com couro.

São pequenas feirinhas que comercializam os produtos de Benguela. Para ajudar a economia local, você pode comprar alguns desses produtos lá mesmo.

Na mesma região, você encontrará alguns lugares para comer.

Os pratos típicos de Benguela são produzidos com milho, como o pirão, além de muamba, calulu e mandioca.

Além disso, é costume na região preparar pratos com folhas de feijão, milho e abóbora. Ah, e a comida é sempre um pouco apimentada!

E então, você gostou de saber mais sobre o que fazer em Benguela?

Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe o post em suas redes sociais!