Namibe: como chegar e o que fazer | Alegro Blog
Viagem
09 Dec 2020
Alegro
2533 Visualizações

Namibe: como chegar e o que fazer

A província de Namibe fica no sul do país e tem como capital a cidade de Moçâmedes. A população total na região ultrapassa os 500 mil habitantes, enquanto a área total é de 57 mil km².

O próprio nome “Namibe”, aliás, já sugere algo sobre a região. Da língua nama, “namib” significa um local vasto e ermo – o que pode ser visto pelo clima desértico. Porém, você se engana se acha que não há nada para fazer lá. Siga lendo e veja!

História e geografia de Namibe

A história e, principalmente, a geografia de Namibe dizem muito sobre a região. Elas indicam um pouco do que a língua nama quer dizer com o termo que emprestou nome à província.

Isto porque esta região é tomada em grande parte por áreas de deserto, as quais seguem para a Namíbia, país fronteiriço. Isto, por certo, tem uma grande influência sobre o clima local, que fica entre semiárido e desértico, de acordo com as classificações vigentes.

Só que, esta área desértica, acaba sendo um estímulo aos turistas – muito mais do que aos moradores locais. Lá, por exemplo, é possível observar a planta welwítschia mirabilis, que é uma planta símbolo do local, entre outras atrações.

Com relação à história, como em outros locais de Angola, Namibe foi afetada pelas colonizações. Antes, no entanto, era território povoado por povos coissãs e, depois, por hereros, que chegaram sobretudo a partir da migração banta.

Os portugueses colonizadores chegaram à região apenas no século XV, e se fixaram em Moçâmedes, hoje capital da província. Por lá, por exemplo, estima-se que houve embarque de escravos rumo a terras em outros continentes.

Apesar disso tudo, somente no século XIX Namibe começou a ser povoada pelos portugueses. Isto ocorreu ao mesmo tempo em que foi feito em outras regiões de Angola, como Benguela.

Curiosamente, uma revolta no Brasil, a revolução Praieira, estimulou um maior povoamento desta província em Angola. Isto ocorreu porque os portugueses sentiram necessidade de pontos de apoio para chegar ao Brasil, construindo, então, em Namibe.

Como chegar

Na verdade, chegar em Namibe não é algo difícil. Isto costuma ser feito por terra e por ar, embora também possa ser realizado pela via marítima.

No caso aéreo, existe um aeroporto na região, o qual está localizado a aproximadamente 7 km da capital da província. Este é um aeroporto considerado grande, capacitado para aeronaves de grande porte e um elevado fluxo de voos, tendo padrão internacional.

Se você está em Luanda, por exemplo, é fácil encontrar voos que o conectem com Namibe. Eles ocorrem em abundância.

No entanto, outra opção é a via terrestre. Neste caso, as principais estradas vêm da província de Huila, estando em boas condições. Caso o viajante venha do norte, também há uma estrada vinda de Benguela.

O que fazer em Namibe

Agora que você já sabe mais sobre a geografia, sobre a história e como chegar em Namibe, é hora de pensar no seu itinerário. Afinal, o que fazer em Namibe?

Existem, na região, uma série de atrações. Entre eles, alguns parques, lagoas e atrações culturais e históricas. Veja alguns:

  • Parque Nacional do Iona: tem mais de 15 mil km², tendo principalmente guelengues e zebras.
  • Reserva Especial do Namibe: um pouco menor, com menos de 5 mil km², mas possui uma diversidade maior de animais selvagens.
  • Baía dos Tigres Furnas do Capangombe: local muito bonito que combina ambientes desérticos e aquáticos, com zonas em que viveram povos antigos.
  • Lagoa do Inamangando: na capital, é fácil de visitar e muito bonita.

Outras atrações, ainda, são o Foz do Cunene, a Fortaleza de S. Fernando, a Fortaleza do Capangombe, a Igreja de São Adrião, entre tantas outras. Opções realmente é o que não falta.

E você, do que gostou mais? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário abaixo!