Turismo no Sumbe, Angola: o que visitar? | Alegro Blog
Viagem
09 Apr 2021
Alegro
2316 Visualizações

Turismo no Sumbe, Angola: o que visitar?

O turismo no Sumbe tem sido cada vez mais popular, principalmente pelas Grutas de Sassa. No entanto, engana-se quem pensa que é somente isto que se pode fazer no município.

Então, para que você veja que além da riqueza das grutas há mais o que conhecer, preparamos esta publicação. Acompanhe!

A província de Sumbe

Sumbe é uma cidade angolana que fica na província de Kwanza Sul, na região central do país. Aliás, Sumbe é a capital desta província, e também se destaca por ser uma cidade litorânea, algo marcante em sua história – tanto com relação com o turismo em Sumbe quanto com o comércio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística de Angola, o Kwanza Sul possui uma população de cerca de 2 milhões de habitantes e uma extensão territorial de 55.660 km². Já, Sumbe, corresponde a aproximadamente 300 mil habitantes e a 3.890 km².

Dessa forma, Sumbe é o município mais populoso de Kwanza Sul. Com relação à etimologia da palavra, ela deriva da palavra “cussumba”, que significa algo como “comprar” na língua quimbundo.

Isto se dá em função da história da cidade. Justamente por ser litorânea, ela sempre foi um ponto comercial de relevância na região. Por lá, realizavam-se trocas entre os povos que viviam no interior do continente e os litorâneos. Inclusive com relação aos europeus.

Desta forma, trocavam-se peixes, sal e outros produtos por tecidos, por exemplo. Além disso, infelizmente, também foi um ponto onde a venda de escravos africanos ocorreu.

Até mesmo pela importância comercial deste local é que a cidade foi criada em 7 de janeiro de 1768 pelos portugueses. Desse modo, ficaria mais fácil protegê-la contra ataques externos, como as incursões dos piratas na região.

Ademais, outro ponto que é interessante na história de Sumbe é que foi o primeiro local em todo país a ter iluminação doméstica. Isto foi possível, inicialmente, com a construção da barragem hidroelétrica do Rio Cambongo.

Turismo no Sumbe: Grutas de Sassa

Agora, vamos falar mais especificamente sobre o turismo em Sumbe. Quando você for à cidade, não pode deixar de visitar alguns pontos turísticos importantes que ficam à margem dela. Este é o caso das Grutas de Sassa.

As grutas ficam realmente bem próximas do município, de forma que em apenas 20 minutos de carro é possível alcançá-las. Além disso, você pode ir com outros meios de transporte, se preferir.

Bom, dito isso, este é um local de turismo em Sumbe com uma paisagem incrível, inclusive pelo cânion que forma já na entrada. Por isso, não se esqueça de levar a sua máquina fotográfica para aproveitar.

Após isso, é importante saber que, como indica o nome, no plural, existe mais de uma gruta. Dessa forma, você pode programar para visitar mais de uma delas – só precisa ter cuidado para não se perder dos seus colegas de viagem.

Em cada uma, você poderá ver algo diferente. A gruta a leste, por exemplo, tem vista direta para o Rio Cambongo. Outras possuem outras paisagens, embora também passem pelo rio de alguma forma.

A região montanhosa

Além das Grutas de Sassa, porém, há mais para quem quer fazer turismo em Sumbe e aproveitar a natureza. Um belo exemplo disso, então, é a região montanhosa, que também não fica distante da capital da província.

Dessa forma, saiba que este local é de grande riqueza histórica e cultural. Por lá, é possível encontrar inscrições rupestres que são extremamente antigas, tendo sido feitas ainda no período neolítico.

Além disso, as estalagmites e estalactites são muito bonitas, permitindo ótimos registros fotográficos. Por isso, não deixe de incluir mais este ponto em seu roteiro.

Peregrinações da Imaculada Conceição

Para finalizar, outro evento cultural de turismo em Sumbe são as Peregrinações da Imaculada Conceição. Como sugere o nome, estas peregrinações estão relacionadas com a religião.

Esta festividade é realizada todos os anos pela Catedral de Nossa Senhora da Conceição e coordenada pela Diocese de Sumbe.

E então, está preparado para conhecer Sumbe? Então compartilhe esta publicação com seus amigos!