Quedas de Calandula: beleza para conhecer em Malanje | Alegro Blog
Viagem
04 Jan 2021
Alegro
1124 Visualizações

Quedas de Calandula: beleza para conhecer em Malanje

As Quedas de Calandula são quedas de água que ficam em Angola, na província de Malanje. Elas são conhecidas por serem uma das mais bonitas no continente africano.

Nesta região, a biodiversidade é rica, assim como no restante do país. Não à toa, este é um dos melhores locais para observar espécies como a palanca negra. Por isso, nem tudo em Malanje se resume às Quedas de Calandula. Para saber tudo, leia!

A província de Malanje

A província de Malanje fica na região Norte de Angola, e tem como capital um município de mesmo nome. As estimativas de institutos nacionais de censo em Angola indicam que a população da província é de cerca de 1,1 milhão de habitantes, enquanto sua área chega próxima dos 100 mil km².

Dentro dessa vastidão, existe muito o que fazer, como a ida às Quedas de Calandula, sobre as quais falarei mais adiante. No entanto, antes é interessante saber um pouco da história local.

Isto porque Malanje tem um passado longo, que data de antes da chegada dos colonizadores portugueses. Estima-se que esta região já esteve sob influência de reinos africanos como o reino de Matamba, o reino do Congo e o reino de Cassange.

Neste território, também, houve muitas guerras na época da conquista pelos colonizadores. Após uma delas, aliás, Portugal resolveu fundar o Forte de Malanje, entre outras iniciativas para integrá-lo ao seu império.

As Quedas de Calandula

O grande destaque de Malanje não poderia ser outro: as Quedas de Calandula, ou Quedas de Kalandula, como também podem ser descritas, são muito conhecidas. Não é por menos, aliás, já que a paisagem é realmente exuberante.

Como indica o nome, então, estas são quedas de água, as quais estão no município de Calandula, a cerca de 80 km da capital da província. Dessa forma, a distância, de carro, é de aproximadamente uma hora. Da capital do país, Luanda, é um pouco mais longe, a mais ou menos 420 km de distância.

Este lugar, embora conte com todo este apelo visual, também possui certa tranquilidade. Isto porque é menos badalado pela visita de turistas do que outros lugares de Angola, permitindo mais tempo ao visitante.

O que indico, quando estiver lá, é que você busque admirar as quedas sob perspectivas diferentes. Por exemplo, procure vê-las do fundo e também do topo, para ter noções distintas que trazem belezas complementares.

Estas são, inclusive, as segundas maiores cataratas de todo o continente africano. A frente de Calandula, somente as Cataratas de Vitória, que ficam entre Zâmbia e Zimbabwe.

O que visitar nas proximidades das Quedas

No entanto, nem tudo na província de Malanje se resume às Quedas de Calandula. Pelo contrário, há muito mais o que se visitar, principalmente pela vasta biodiversidade que Angola possui.

Dessa forma, mais algumas ideias de atrações para o turista que estiver na região podem demonstrar a riqueza local. Entre as principais recomendações, estão Pedras Negras e o Parque Nacional de Cangandala.

Uma delas, então, é Pedras Negras. Este local histórico de resistência à colonização portuguesa, é um conjunto de formações rochosas que atrai os viajantes pela beleza. A rainha N’ginga foi uma das líderes e responsáveis pela resistência, que possui histórias incríveis.

Já o Parque Nacional de Cangandala é um parque pequeno, quando comparado aos demais do país, mas que tem algo único. Ele é um dos melhores locais para observar as palancas negras, animais sob risco crítico de serem extintos.

E você, já visitou as Quedas de Calandula, as Pedras Negras ou o Parque Nacional de Cangandala? Qual deles você mais gostaria de conhecer? Deixe nos comentários!