Praia e natureza em Cabinda: o que conhecer? | Alegro Blog
Viagem
10 Feb 2021
Alegro
1508 Visualizações

Praia e natureza em Cabinda: o que conhecer?

A natureza em Cabinda é extremamente rica, e possibilita que o turista aproveite tanto as praias da região quanto as suas florestas e pântanos. Por isso, é um local perfeito para quem gosta de se conectar com o meio ambiente.

Seguindo isso, então, preparamos esta publicação especial sobre a natureza em Cabinda. Por isso, leia até o final e nos diga o que mais atrai você!

A província de Cabinda

Cabinda é uma das províncias de Angola, a que fica mais ao Norte do país. Ela é caracterizada como um enclave na costa Ocidental do continente africano, tendo, assim, uma grande riqueza em termos de praias e de natureza em geral.

A cidade de Cabinda, com o mesmo nome da província, é a sua capital, e está localizada a cerca de 400 km de Luanda, a capital do país. A área da província é de pouco mais de 7 mil km² e a população de cerca de 800 mil habitantes.

Dessa forma, para chegar a Cabinda, as opções são pela via aérea, com um aeroporto, pelo mar, graças ao porto e por carro, pela estrada. Ou seja, há diversas formas de como chegar até lá.

Com relação à cultura, esta província possui tradições fortes, com encontros e histórias populares. Neste sentido, há muito o que visitar em Cabinda, como já apresentei neste outro post. Aqui, o foco será nas praias e na natureza.

Natureza em Cabinda

Pois bem, uma vez que você já sabe sobre Cabinda em geral, é hora de focarmos no que fazer na região. Para quem gosta de natureza, então, duas opções bastante interessantes são as de aproveitar as praias e a natureza.

Neste caso, começo pela Reserva Florestal de Kakongo (Mayombe), que tem uma área de aproximadamente 650 km². Ela está na fronteira de Angola com a República Democrática do Congo ao norte, com o rio Luali ao leste, com o rio Inhuca a oeste e com a junção do Luali com o Inhuca a sul.

Esta floresta é densa, considerada do tipo tropical cerrada, e por isso também é conhecida como “mar vegetal” na região. Neste sentido, a tonalidade verde que é abundante no local deixa qualquer um maravilhado.

O local possui uma fauna predominantemente de gorilas, elefantes, chimpanzés e aves em geral. Com relação à flora, destacam-se algumas madeiras raras, em especial a limba.

Passando pela Reserva Florestal de Kakongo, outro lugar que você precisa conhecer é a Foz do Rio Chiloango. Já é uma atração turística admirar o rio em seu curso, em função da beleza que possui.

Com um potencial similar, temos a Lagoa de Sassa-Zau, a 30 km do Malembo. Nela, se pode realizar a pesca esportiva e também tomar banhos na lagoa. Neste caso, porém, é menos conhecido sob o ponto de vista turístico.

Outras duas lagoas, para quem gosta, são a Lagoa de Tchúqisse e a Lagoa de Manenga, próximas à comuna de Massabi. Elas possuem ligação com o oceano e, por isso, são mais salgadas e têm uma fauna híbrida.

Por fim, outro local de natureza em Cabinda é o Pântano de Lândana. Como destacamos neste guia de dois dias na região, ele é um santuário de pássaros, como flamingos e pelicanos.

Praias em Cabinda

Além de toda esta riqueza em florestas, pântanos e lagos, a região de Cabinda também possui praias de tirar o fôlego. Nelas, é possível tanto dar seus mergulhos quanto realizar pescas esportivas.

A Praia do Girassol, por exemplo, localiza-se ao leste da província e tem uma grande extensão de areia. Já a Praia da Missão, está mais a sudoeste.

Além dessas, as praias da Lândana, 10 de Maio, Malembo, Cabassango, Chinga, Fútila, Mandarim e Capelo são muito visitadas. Cada uma tem suas características próprias, que o visitante pode adequar aos seus próprios gostos.

E você, prefere as praias ou a natureza em Cabinda? Deixe nos comentários a sua opinião!