Conheça o Parque Nacional da Quissama, em Luanda | Alegro Blog
Viagem
04 Jan 2021
Alegro
6397 Visualizações

Conheça o Parque Nacional da Quissama, em Luanda

O Parque Nacional da Quissama é um dos principais locais de visitação natural em todo território angolano. Este parque tem uma grande variedade de paisagens e de espécies de animais e de plantas.

Com toda essa biodiversidade, realizar um safari no Kissama é algo que atrai a muitos turistas. Leia esta publicação e entenda o porquê!

Sobre o Parque Nacional da Quissama

O Parque Nacional da Quissama, Kissama, Quiçama ou Kiçama, nomes pelos quais também é conhecido, é um dos locais mais visitados por turistas em Angola. Ele fica na província de Luanda, a cerca de 75 km ao sul da capital do país.

A área deste local é de cerca 9.600 km², sendo caracterizado, assim, por uma série de paisagens distintas. É possível encontrar áreas de savana, com árvores, e até pastagens abertas, dependendo do trecho.

Essa grande variedade também permite que muitas espécies habitem o local, com uma vasta biodiversidade. Somente entre os animais, há zebras, crocodilos, elefantes, hipopótamos, gnus, girafas, entre tantos outros. Já, com relação à flora, a variedade é igualmente considerável.

Este parque, fundado na década de 1950, sofreu muito pelas ações do homem. Isto porque a guerra civil em Angola acabou dizimando e diminuindo de forma elevada um grande número de espécies, além de também ter sido um espaço de caça por muitos anos.

Ainda assim, recentemente estes animais têm sido reassentados no Parque Nacional da Quissama, com projetos que têm mostrado resultado. Dessa maneira, o visitante pode ter maior sorte de encontrar espécies como elefantes.

Embora não seja garantido que você irá encontrar o animal que deseja, ainda assim é possível e certamente vale a pena. A vastidão de espécies de flora e fauna, além das paisagens exuberantes, garantem um bom dia neste local.

Como chegar até lá

Para chegar até o Parque Nacional da Quissama, você pode sair da capital Luanda, já que o destino não é tão longe. Neste caso, a viagem dura até cerca de uma hora e meia. Alternativamente, também há pousadas e locais na região do Kissama.

Na viagem, inclusive, há locais que podem ser visitados que não ficam longe do parque. Alguns exemplos são Calumbo, com atrações como a igreja da peregrinação, e o Miradouro da Lagoa.

A estrada é de fácil acesso, uma vez que este é um dos principais pontos turísticos da região. Ainda assim, é melhor ter alguém que já conhece como chegar lá, como um guia.

Safari no Parque Kissama

Um dos pontos altos do Parque Nacional da Quissama é a possibilidade de realizar um safari no local. aliás, não é à toa que este é considerado o parque mais conhecido de todo o país.

Mesmo que suas espécies de animais tenham sido quase erradicadas, há pelo menos duas décadas elas têm sido repostas com sucesso. Assim, há uma considerável variedade de animais que o turista pode observar, além das plantas.

Por exemplo, entre as girafas e os elefantes, foram trazidos e reassentados no local desde países próximos, como África do Sul e Botswana. Além disso, há outras espécies nativas, como falei anteriormente (crocodilos, antílopes, zebras, gnus, avestruzes, tartarugas marinhas, entre outros).

Observar os animais em natureza tem um destaque especial, diferente de vê-los num ambiente exótico, como o zoológico, por exemplo. Ainda que estes locais sejam importantes para a preservação de espécies, é diferente do que os ver naturalmente.

Por isso, suas fotos e mesmo o período os observando será especial. Então, não se esqueça de levar sua câmera ou celular para bater as melhores fotos que puder.

Só que, pelo mesmo motivo, também não há garantias de que você conseguirá ver todos os animais. Por exemplo, se não for até a costa não terá sucesso em observar as tartarugas marinhas, já que o Parque Kissama é muito grande, com vegetações distintas e não é possível percorrer toda sua extensão.

Em síntese, portanto, visitar o Parque Nacional da Quissama certamente é uma viagem que vale a pena. Quando for a Luanda, não perca esta oportunidade!