Conheça o Parque Nacional da Cangandala, em Malanje | Alegro Blog
Viagem
10 Feb 2021
Alegro
2385 Visualizações

Conheça o Parque Nacional da Cangandala, em Malanje

O Parque Nacional da Cangandala é o menor parque de toda Angola. Ainda assim, porém, a sua importância é grande, sobretudo pela proteção à palanca negra, e isso faz do Parque ser bastante conhecido.

Dessa maneira, conhecer o Parque Nacional da Cangandala é possível para quem estiver nas proximidades de Malanje. Se você gosta de natureza e de paisagens incríveis, não pode deixar de ler este post!

Onde fica o Parque Nacional da Cangandala

Em primeiro lugar, então, é importante destacar onde fica o Parque Nacional da Cangandala. Este Parque está localizado na província de Malanje, a qual possui como sua capital uma cidade de mesmo nome.

Esta província está no Norte de Angola, tem pouco mais de 1 milhão de habitantes e uma área total de aproximadamente 100 mil km². De toda esta extensão, o parque ocupa uma área de cerca de 630 km².

Ainda com relação ao Parque Nacional da Cangandala, fica localizado cerca de 25 km ao sul do município de Malanje. Como você vai ver a seguir, este é um santuário da palanca negra gigante.

Conheça o Parque que é santuário da palanca negra gigante

Os limites do Parque Nacional da Cangandala são os rios Cuije, Camifundi e Caculo a norte e a nordeste, os rios Caculo, Cuije Picada Calamungia, Dumba Kicala, Cuque, Lussa e Maubi Calongo a leste e sudeste, e os rios Candua, Camifundi e Maubi a sul.

Esta é uma região com uma pluviosidade média de 1350 mm de chuvas por ano. Neste sentido, então, a fauna e a flora locais vivem sobretudo em volta das lagoas e dos banhados que se formam durante a época de chuvas.

Com relação à sua fauna, ela é do tipo floresta aberta e savana seca. O principal motivo de existência do Parque Nacional da Cangandala, porém, está relacionado é à fauna existente neste local.

Isto porque a sua própria razão de existência se deu em função de uma espécie chamada palanca negra (Hippotragus niger). Este animal foi descoberto no ano de 1909 pelos ocidentais, e desde então atrai a atenção.

Infelizmente, no entanto, desde 1933 ela consta como “sob proteção absoluta” em função dos riscos que a espécie sofre. Esta classificação foi adotada no documento final da Convenção para a Proteção da Fauna e Flora Africana.

Na verdade, inclusive, este animal chegou a ser considerado extinto durante algum tempo, muito relacionado com a caça predatória e com o conflito armado em Angola. Apenas em 2005 ela foi redescoberta na natureza angolana.

Ou seja, a proteção deste animal é mais do que necessária. Para cumprir isto, o Parque Nacional da Cangandala foi criado em 1963 exatamente com a finalidade de proteger a palanca negra gigante.

O que mais fazer em Malanje

Boa parte das atrações em Malanje estão relacionadas ao Parque Nacional da Cangandala. No entanto, há mais o que fazer na região, especialmente para quem gosta de estar conectado com a natureza.

Neste sentido, as Pedras Negras de Pungo Andongo são uma boa opção. Elas se configuram como um conjunto de rochas monolíticas que possuem milhões de anos. Elas fazem um contraponto exuberante com a savana ao redor.

Por outro lado, as Quedas da Calandula, localizadas no município de mesmo nome, são também uma boa atração. Inclusive, elas são as segundas maiores cataratas do continente africano, só ficando atrás das Cataratas de Vitória, na fronteira entre Zimbabwe e Zâmbia.

Dessa maneira, portanto, há muito o que fazer em Malanje quando o assunto é natureza. Ainda assim, o grande destaque, por ser o santuário da palanca negra gigante, certamente é o Parque Nacional da Cangandala.

Você já tinha ouvido falar sobre a palanca negra gigante? E sobre o Parque Nacional da Cangandala? Comente!